Bento Jr Advogados

Black Friday e Natal aquecem as vendas neste ano

SÃO PAULO – Apesar do fraco desempenho da economia, a perspectiva é que o volume de vendas pela internet supere 2014 em 15%.

A expectativa é de Marcelo Scharra, especialista em gestão da Inside Business. Segundo ele, o e-commerce no Brasil vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos, superando em muito o avanço da economia e, para este fim de ano, incluindo o período de Natal e a Blacky Friday, o resultado não deve ser diferente.  “Este comportamento do consumidor se dá pelo aumento do acesso à internet no País. O número de celulares conectados on-line tem sido cada vez maior e, consequentemente, a compra on-line também”, diz. 

Scharra esclarece que o aprendizado e o medo de comprar pela internet têm sido superados e que a profissionalização das lojas de e-commerce em todos os segmentos, bem como  respeito ao e-consumidor, tem ajudado a alavancar o segmento. Somado a isso, o consultor crê que o acirramento da crise torna mais necessária a busca por preços e condições melhores, já que os preços na internet podem chegar a 30%, em média, mais baratos do que na loja física. “Aqueles que apostam no e-commerce devem se preparar, pois haverá aumento do consumo e não faltarão concorrentes”, alerta.

Ludmilla Stochiero, do JCMB Advogados, também aposta no aquecimento das vendas on-line. “As previsões para 2015 são de um faturamento de R$ 41,2 bilhões, mesmo diante da crise financeira”, afirma.

O especialista em varejo Fred Rocha entende que os lojistas virtuais estão se preparando tecnologicamente, contratando pessoal para atender às demandas, que só crescem. Mas ele, ao contrário dos demais, prevê queda neste comércio em 2015. Para ele, porém, os comerciantes precisam pensar as ações da Black Friday em conjunto com o Natal, se especializando e oferecendo atendimento diferenciado.

Segundo Scharra, é necessário aprender a utilizar o e-commerce, até para não perder espaço para grandes players do mercado. Para isso, é preciso aproximar-se da clientela. “E-mail marketing e outras ferramentas de Face Ads, ou mesmo de Google Ads, podem ser grandes aliados. Não tente comunicar-se com aqueles que não te conhecem, sem antes falar com aqueles que te consomem”, recomenda. Para Ludmilla, o Brasil já demonstrou possuir um grande mercado, porém é preciso seriedade na prestação de serviços e investimentos para crescer.

Gilberto Bento Jr., titular da Bento Jr. Advogados, diz: “O ideal é que o consumidor evite lojas não conhecidas e sem certificação. Em épocas de promoção como a Black Friday é preciso ficar atento às propagandas enganosas”, alerta.

Andrezza Queiroga

Disponível em: Jornal DCI

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