Bento Jr Advogados

Como fazer cobrança por telefone

Se você não sabe como fazer cobrança por telefone, vale a pena seguir alguns passos. Confira abaixo 5 dicas que podem ajudar você e saiba como melhorar seus resultados na hora de cobrar dívidas antigas de seus clientes.

1. Esteja preparado para todas as situações

Preparação é fundamental. Antes de fazer a ligação, imagine os possíveis pretextos que podem ser dadas e pense como responde-los, sempre prezando pelo bom relacionamento com o cliente.

2. Organize e atualize os valores

Antes ligar, você precisa estar munido com todas as informações referentes à cobrança que será feita. Com os fatos em mãos, fica mais fácil de manter a conversa sob controle. Vale a pena ter em mãos informações como montante da dívida, termos de compra e venda, produtos ou serviços adquiridos, datas de vencimento e outras eventuais faturas em aberto.

3. Seja agradável

Questões como o tom de sua voz podem afetar o caminho para o qual a conversa vai rumar. Se você for positivo e animador, a pessoa do outro lado da linha pode responder melhor.

4. Evite o confronto

Tente evitar o confronto ao máximo, mas não permita que você seja manipulado. Tente determinar se aquela desculpa para o não pagamento da dívida é legítima. No entanto, cuidado para não fazer julgamentos precipitados e causar ainda mais problemas para a empresa.

5. Dê opções

Você deve dar opções para o devedor efetuar o pagamento. Se você oferecer determinada condição e a pessoa preferir outro método, como cartão de crédito, por exemplo, garanta a ela essa possibilidade. Se a quitação será feita por cheque, você pode disponibilizar alguém para fazer a retirada em mãos. O mais importante é que você esteja disposto a receber.

Em alguns casos, mesmo com inúmeras ligações e e-mails, alguns clientes agem de má fé não regularizam seus débitos. Essas atitudes acabam com o planejamento financeiro de sua empresa e, devem ser sanadas o mais breve possível. Para isso, você pode contar os trabalhos de Cobrança Judicial, que irão lhe oferecer maiores opções para recuperar seus créditos.

Caso tenha dúvidas, fale conosco e conheça as soluções em cobrança judicial.

Deixe um comentário

AN