Bento Jr Advogados

Como cobrar um cliente devedor?

Inicialmente explicamos que você precisa estabelecer um limite de tempo e valores para não desgastar o responsável pela cobrança e para que sua empresa não entre em um caminho sem volta.

Sugerimos que você e sua empresa trate de cobrar amigavelmente o devedor em período entre 01 (um) mês e no máximo até 03 (três) meses, e após esse período procure um profissional, um advogado que ingresse rapidamente com os procedimentos judiciais necessários.

Lembramos que a empresa tem que ter muito cuidado para não deixar a inadimplência inviabilizar seus negócios, e que por mais que tenhamos boa vontade nem todos podem ser nossos clientes, e quem não paga não é cliente, é alguém que está tirando vantagem indevida de você e de sua empresa.

Mas durante esse período que você entender apropriado para tratar amigavelmente, vejamos as melhores técnicas de cobrar um cliente podem ser reunidas em 5 dicas.

1. Não tenha medo de cobrar

A empresa também tem seus direitos, e precisa contar com os valores das vendas feitas ou serviços prestados.

Mas cobrar a inadimplência é algo sensível, portanto, cuidado, seja discreto, atencioso e cordial ao relembrar o cliente sobre o vencimento do prazo. Lembre-o de quanto a empresa conta com pagamentos em dia para manter o funcionamento ideal e garantir a qualidade dos serviços prestados.

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2. Informe o cliente sempre que possível

Uma forma precavida e gentil de informar o cliente sobre a inadimplência é enviar informativos frequentes da situação. Envie mensagens de alerta via celular ou e-mail no dia de encerramento do prazo e um dia após o vencimento também. Aproveite o recado para estimular que o cliente entre em contato caso tenha alguma dificuldade financeira em arcar com o preço acordado.

Dessa forma, a sua empresa se isenta de responsabilidades e cumpre devidamente a parte que lhe cabe no diálogo entre vendedor e comprador, reduzindo as chances de eventuais discussões na justiça. Mas não exagere, ok? Enviar recados todos os dias após o vencimento fica chato para a empresa e para o cliente. Entre em contato uma vez por semana, por exemplo.

 3. Oriente o responsável pela cobrança

É fundamental que não existam excessos e ameaças, proibidas legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor. Orientes quem for cuidar do assunto para tratar de forma gentil o devedor.

A empresa pode mediar um acordo, sem ações judiciais para obter parte do dinheiro ou parcelar a dívida.

4. Forneça opções

Se, após os atendimentos e os contatos o cliente não der respostas quanto às possibilidades de pagamento, forneça alternativas. O importante é garantir que parte do dinheiro seja creditado o quanto antes na conta da sua empresa. Isso também ajuda o cliente a sentir-se seguro e interessado em uma negociação.

5. Monte um cadastro e atualize o histórico do cliente

Essa é uma maneira muito simples e eficiente para evitar problemas futuros com inadimplência. Elabore um cadastro com todos os seus clientes e discrimine a pontualidade dos pagamentos. Assim, você consegue monitorar os melhores pagadores e identificar alguns que tenham dificuldades em cumprir os acordos.

O método funciona também para oferecer promoções especiais para os consumidores que quitem com antecedência frequente.

Apesar de ser considerado um assunto chato pelas pessoas do meio, a inadimplência pode ocorrer a qualquer momento e a sua empresa deve estar preparada para lidar com ela e até sobreviver a eventuais faltas de pagamento. Para isso, é essencial um bom planejamento financeiro, especialmente no caso de empreendimentos individuais e empresas de pequeno porte.

Gilberto Bento Jr é advogado, contabilidade e sócio do Bento Jr Advogados.

Fonte da imagem disponível em Jornal Diário do Comércio

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